sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pesquisa de notícias na Folha de S. Paulo

Começo este blog um pouco tarde: a coleta de materiais está em andamento. Entretanto, ainda há muito por fazer - o que justifica, mesmo tardiamente, criar este espaço para anotações.

No momento, estou cursando disciplinas nas três universidades estaduais paulistas: UNESP, da qual sou aluno regular, USP e UNICAMP. As áreas também são distintas: Na UNESP, estou nas Artes; na USP, na Comunicação; e na UNICAMP, na Filosofia e Ciências Humanas. Tem sido enriquecedora a experiência de transitar entre instituições e áreas diferentes, cada uma com sua dinâmica de trabalho e com ênfases distintas. As pessoas também são diferentes em cada instituição. As da UNICAMP têm se demonstrado as mais simpáticas. Na UNESP, me sinto em casa. A USP, por enquanto, é uma incógnita. É bom eu me encontrar rapidamente por lá, pois é para onde pretendo ir no próximo patamar, o doutorado.

No momento, estou pesquisando notícias sobre artes visuais publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo durante as bienais dos anos 2000. A pesquisa no site de busca da Folha de S. Paulo é feita do seguinte modo:
No campo para a palavra-chave, digito ilustrada. No campo Seção, digito Folha de S. Paulo. Esta especificação é necessária para que a busca não me retorne conteúdos da Folha Online, por exemplo, que não constam do corpus da pesquisa. Nos campos para a data, indico o dia e o mês. Tendo à mão o caderno Ilustrada do dia específico, faço uma busca visual pelos títulos das matérias, bem como pelos chapéus, identificando os textos que falam sobre artes visuais e/ou plásticas. Uma vez localizado, abro a página e depois salvo no meu computador, tendo o cuidado de colocar a data da publicação no começo do nome do arquivo.
Posteriormente terei que fazer o mesmo no jornal O Estado de S. Paulo, que não disponibiliza a consulta ao acervo pela internet. Será mais complicado. A pesquisa nos arquivos do próprio jornal custa caro. Não sei quanto, mas no momento, qualquer coisa é cara para mim. Terei que procurar o material em bibliotecas, solução que vai exigir muito tempo disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário